Restaurante Fornos de São Domingos
Torre de Vilela, CoimbraRestaurante Fornos de São Domingos
Projeto: 2010
Área de construção: 1500 m²


Conceito da Proposta
O projeto do Restaurante Fornos de São Domingos nasceu da necessidade de reconfigurar uma pré-existência pensada inicialmente para habitação, adaptando-a a um novo uso mais coerente com o contexto urbano onde se insere, uma zona periurbana de forte presença industrial e de serviços.

O Projeto
Com esta realidade, identificou-se a carência de equipamentos de restauração qualificada na área, surgindo assim a proposta de criação de um restaurante especializado em leitão assado em forno a lenha. A proposta abrange não só a componente de restauração com serviço de mesa, como também bar, take-away, esplanadas exteriores e múltiplas áreas de apoio desde salas de formação e escritório, a cantinas e zonas técnicas para o pessoal.
Com uma área construída superior a 1500 m², o programa funcional foi cuidadosamente distribuído para garantir uma circulação eficaz, respeitando fluxos distintos de clientes, colaboradores e mercadorias. As áreas de confeção e apoio alimentar foram projetadas com generosos espaços de trabalho, respondendo a exigências de funcionalidade, higiene e segurança, articulando-se em dois níveis, tanto horizontal como verticalmente.





O conceito geral do espaço parte do princípio do “prazer de estar”, procurando aliar qualidade, elegância e conforto. Esta intenção reflete-se na seleção cuidada de materiais, destacando-se o uso de madeiras exóticas nos revestimentos, o conforto das cadeiras estofadas e dos atoalhados, bem como a paleta de cores assente em tons quentes, que conferem ao espaço uma atmosfera acolhedora e sofisticada. O restaurante caracteriza-se por uma planta ampla e fluída, onde o desenho de ripado de madeira vertical assume um papel central na organização do espaço. Estas estruturas não apenas definem zonas, como também contribuem decisivamente para o conforto acústico, criando uma ambiência intimista mesmo em áreas de maior dimensão.

