Unidade de Saúde de Ruães
BragaUnidade de Saúde de Ruães - Braga
Projeto: 2016
Intervenção: 2017
Área de construção: 320 m²


Objetivo da Intervenção
A intervenção na Unidade de Saúde de Ruães teve como objetivo a remodelação integral do interior do edifício existente, permitindo a instalação de uma Unidade de Saúde Familiar (USF) moderna, funcional e adaptada às exigências atuais. Tratando-se de uma unidade em funcionamento, foi essencial garantir a continuidade do serviço e minimizar o impacto da obra na rotina da unidade.


Organização e Funcionalidade
O edifício desenvolve-se em três pisos:
- Piso -1: áreas técnicas e de armazenamento;
- Piso 0: zona clínica e de atendimento;
- Piso 1: zonas de apoio, administrativas e armazenamento.
A intervenção respeitou a estrutura existente, promovendo uma reorganização funcional dos espaços com o mínimo de demolições, garantindo melhor fluidez e clarificação das zonas clínicas, administrativas e de espera.




A intervenção focou-se na qualificação dos espaços interiores através da reorganização funcional e valorização morfológica dos ambientes. Foram criadas zonas autónomas para espera geral e infantil, sem interferência direta com as áreas clínicas. Os gabinetes médicos e de enfermagem foram mantidos nos seus locais originais, mas inseridos numa nova lógica de organização espacial. A escolha dos materiais seguiu critérios de higiene, resistência e conforto, conforme as exigências dos edifícios de saúde: pavimentos em aglomerado de pedra (RMC) de cor clara; pavimentos em vinílico FORBO (verde claro), paredes estucadas ou com painéis fenólicos brancos INNOVUS. Todos os tetos foram substituídos por falsos tetos em gesso cartonado (PLADUR), com sistemas visitáveis em zonas técnicas e de circulação.
